terça-feira, 2 de agosto de 2011
Criticas: Test Drive Ulimited
Gênero: Corrida
Suporte: simgleplayer, multiplayer
Empresa Responsavel: Atari
O jogador desembarca em Oahu no Hawaí com míseros 200 mil dólares no bolso. Apesar de a grana ser suficiente para alugar um carro e comprar a primeira moradia, Enzo Ferrari, Koenigsegg CC8S, Lamborghini Murcielago, Saleen S7 Twin-Turbo e outros "aviões" da classe A são sonhos distantes. Sobra para adquirir um modesto classe F, um Audi TT Quattro Sport, por exemplo, e começar a correr para aumentar sua conta no banco.
Através de um mapa aéreo de Oahu, que lembra muito o Google Map, tem-se acesso a todos os desafios: provas de corrida, velocidade e tempo são tradicionais do gênero. Já o grupo das missões inclui caronas para modelos ou mochileiros, entrega de mercadorias e devolução de veículos para locadoras. No geral, elas podem ser repetidas infinitamente, mas algumas são de mão única - em compensação são as que mais rendem. Nem sempre as provas estão debaixo do nariz sendo preciso percorrer a rua para destravá-la.
As localidades já conhecidas, cujos ícones são opacos na tela de mapa, podem ser visitadas com um apertar de botão. Já aquelas em que o jogador não passou nenhuma vez aparecem semitransparentes e é preciso dirigir até lá de fato para acessar o local, que depois passa a ser tratado como lugar já visitado. Um GPS auxilia o jogador durante o trajeto e avisando verbalmente em que rua entrar. É uma maneira inteligente de propor um passeio direcionado pela ilha, assim como são os trajetos das missões, principalmente. Mesmo assim, muitos cantos ainda ficam por serem descobertos pela iniciativa do próprio jogador.
Fica ao gosto do freguês o "qual e quando" de cada prova salvo algumas restrições. Por exemplo, tem uma beldade que só anda de Shelby Cobra Daytona Coupe, que custa um milhão de dólares na revenda mais próxima e ainda exige fila de espera. E uma vez na direção, não faça barbeiragens ao levá-la ao shopping ou ela abandonará o carro reclamando que quebrou a unha (é sério!). A exigência mais comum para as provas, no entanto, é ter um veículo de determinada classe ou ter evoluído como corredor: novatos não podem competir com ases. Antes, é preciso provar seu valor.
Conquista desbloqueada
Pensado para Xbox 360, a evolução em "Test Drive Unlimited" se baseia nas conquistas ou "achievements", no inglês. Trata-se de um conceito que chega ao PC através do Games for Windows, mas que já virou mania no videogame da Microsoft. No Xbox 360, cada game oferece uma lista de objetivos que rendem mil pontos ao perfil. Além de estimular a competição entre jogadores, as conquistas aumentam a vida útil do game, pois chegar ao fim quase nunca é sinônimo de liberar 100% das conquistas.
"Test Drive Unlimited" não faz parte da família Games for Windows, mas os mesmos objetivos do Xbox 360 são usados para mensurar o aproveitamento. Alguns exemplos de conquistas: comprar no mínimo 15 casas; ter três modelos de Ferrari na garagem; "tunar" seu primeiro veículo; completar todas as missões; e percorrer todas as ruas da ilha (a mais trabalhosa). Como no Xbox 360, o caminho até os mil pontos promove o jogador para amador, profissional, expert, campeão e, por último, às.
Independente da carteira exigida, a dificuldade das provas de velocidade e missões são moderadas e, em quase todas, a desafio maior é encontrar o carro apropriado. No Xbox 360, essa tarefa é simples, pois cada um dos 220 desafios single-player têm seu ranking e basta dar uma espiada no veículo usado pelos líderes. Infelizmente, essa opção ficou de fora no PC. Motos também fazem parte da garagem, mas fora ilustrar a embalagem pouco fazem pelo jogo. A pilotagem é bizarra e artificial. Pode-se, por exemplo, bater no "guardrail" e continuar acelerando como se fosse um carro. São boas pra costurar no trânsito pelo menos.
Os policiais, que tiveram papéis importantes nos games da série, estão mais calmos em "Test Drive Unlimited". A lei só se torna um problema quando você causa acidentes em série e, no alerta máximo, parece que toda a força policial de Oahu está atrás de você. Nesse caso, a multa pode ser muito doída. E, se for para resetar o game, faça isso durante a perseguição, pois quando você receber o tíquete, o valor já estará debitado de sua conta e devidamente salvo. Um truque é entrar em qualquer loja ou desafio para que tudo fique esquecido. Nem precisa pagar o cafezinho.
Multiplayer e um jogador correm lado a lado em "Test Drive Unlimited". No PC, o online é provido pela GameSpy e o jogador deve criar uma conta no site para ter acesso a um dos servidores. Ao passear pela ilha, é possível encontrar outros corredores online. Convidá-los para um racha instantâneo é uma das possibilidades - basta desenhar o percurso na hora e pisar fundo. Se falta inspiração, o mapa da ilha oferece uma boa seleção de provas pré-estabelecidas. Mas as opções online não param: chame amigos e crie um clube; invente uma prova para outros tentarem bater seu tempo; ou visite o leilão de usados para encontrar veículos por um preço bem mais interessante.
"Test Drive Unlimited" cumpre o que promete e coloca a série num caminho promissor. É um novo subgênero dentro dos simuladores de corrida, que captura a liberdade dos jogos de exploração e que funde o online e single-player de maneira brilhante e inédita. Mesmo para os tímidos, que preferem correr contra o relógio, ver corredores reais acelerando ao seu lado ao passear pelas ruas de Oahu aumenta consideravelmente a imersão, mesmo que o sistema de direção, principalmente das motos, não seja muito realista.
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1 comentários:
aew, esse jogo é muito bem feito desde o efeito HDR e etc... e o modo online é fantástico D+!
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